quinta-feira, 29 de abril de 2010

INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE O CURSO

O campus



Local: Instituto Federal de Educação Ciência e Tenologia - IFNMG
Campus: Salinas
Titulação: Licenciado em Química
Modalidade: Licenciatura
Duração do Curso: 8 semestres
Turno: Noturno
Público-alvo: Concluintes do Ensino Médio
Base Legal: Resolução nº 18 de 10 de dezembro de 2007, do Conselho Diretor


Objetivos do Curso


Os objetivos definidos para o Curso de Química  resultam de análise relativa ao desenvolvimento científico e tecnológico do contexto da instituição, tendo sempre presente sua especificidade, isto é, a formação de professores para um mundo em profundas mudanças econômicas, sociais e culturais. São objetivos do curso:
Possibilitar a formação de profissionais em estrita articulação com os problemas atuais da sociedade e aptos a responder aos seus anseios com a indispensável competência e qualidade;
Oferecer uma formação teórica e prática baseada nos conceitos fundamentais da Química, possibilitando aos egressos a atuação crítica e inovadora frente aos desafios da sociedade;
Possibilitar que o licenciando adquira conhecimentos sistematizados da Química, dos processos sócio-educacionais, psicológicos e pedagógicos, desenvolvendo habilidades específicas para atuar de forma crítica e reflexiva na educação básica;
Criar ambiente acadêmico facilitador do processo de formação continuada.

Mercado de Trabalho / Campo de Atuação

O licenciado em Química está apto para atuar como docente na Educação Básica, como pesquisador e em indústrias dos mais variados segmentos como: farmacêutico, alimentar, cosméticos, agricultura, siderúrgica e outros e centros de pesquisa.
Além das suas atribuições para o Magistério em escolas públicas e privadas, o licenciado em química também pode exercer as seguintes atividades:
Direção, supervisão, programação, coordenação, orientação e responsabilidade técnica no âmbito das atribuições respectivas.
Assistência, assessoria, consultoria, elaboração de orçamentos, divulgação e comercialização, no âmbito das atribuições respectivas.
Vistoria, perícia, avaliação, arbitramento e serviços técnicos; elaboração de pareceres, laudos e atestados, no âmbito das atribuições respectivas.
Exercício do magistério, respeitada a legislação específica.
Desempenho de cargos e funções técnicas no âmbito das atribuições respectivas.
Ensaios e pesquisas em geral. Pesquisa e desenvolvimento de métodos e produtos.
Análise química e físico-química, químico-biológica, bromatológica, toxicológica e legal, padronização e controle de qualidade.
Duração do curso / Carga Horária

O curso de Licenciatura em Química tem duração de 8 semestres. A carga horária total é de 3.046 horas divididas entre: 2.446 horas de disciplinas da matriz curricular, 400 horas de Estágio Supervisionado e 200 horas de Atividades Acadêmicas-Científico-Culturais.

Arquivos para Download

Para baixar arquivos click  na imagem ao lado >>
Curiosidades e  Video aulas.

Video aula

Resumo de "Ligações químicas" a matéria que estamos estudando.

click Aqui para ver.

Sobre Oxigênio

Um video do "Ringlig Colege"


Serie "Novos mundos"

Essa série foi exibida pelo Fantástico e mostra o inicio da quimica e da fisica de modo dinâmico.

Ep. 1 - Tudo é matéria

Ep. 2 - A origem dos alquimistas

Ep. 3 - A descoberta dos antibioticos

Ep. 4 - Lavoisier o pai da química

Ep. 5 - O alfabeto da Matéria

Ep. 6 - Os Materiais radioativos

Ep. 7 - O porque da radioatividade

Ep. 8 - De que é feita a luz

Ep. 9 - A energia dentro da matéria

Jogos


Aprenda jogando é só clicar AQUI

A química do beijo

No encontro dos lábios, desencadeia-se um processo elaborado de prazer. Todos os sentidos são envolvidos e a química entre as duas pessoas leva a sensações de felicidade e euforia. O beijo assim como o toque são essenciais para o bem-estar do ser humano.

O cérebro

O transmissor neuroquímico feniletilamina, que potencializa os processos cerebrais, aumentando a velocidade dos impulsos elétricos, é o primeiro a ser liberado.
Outros neurotransmissores envolvidos são a dopamina, que desencadeia o estado de euforia, e a norepinefrina, responsável por estimular a adrenalina, que dá energia extra.
Grandes quantidades de endorfina e oxitocina – principais hormônios responsáveis pela sensação de bem-estar – são liberadas. Apenas o ato de imaginar um beijo na pessoa querida já libera os hormônios. Durante o beijo, a sensação é ainda maior, causando o prazer que leva a querer continuar beijando.
O hormônio vasopressina, responsável por ativar a memória, é acionado e leva à lembrança vívida de cada detalhe do momento do beijo.

O Corpo

  • As pupilas se dilatam.
  • As mãos suam.
  • Sente-se fraqueza nos joelhos.
  • O coração dispara.
  • Frio no estômago.
  • O córtex visual do cérebro fica alerta, percebendo os mínimos detalhes do outro.
  • A voz do amado perto do ouvido cria uma sensação reconfortante.
  • O olfato e o paladar captam cada mínimo cheiro e gosto associados ao outro.

Beijo elétrico

Como os lábios são uma das regiões mais sensíveis do corpo humano, um beijo envolve cerca de 10 bilhões de células nervosas carregadas de energia.

A química no cotidiano

A química nos acompanha 24 horas por dia. Ela está presente em praticamente todos os produtos que utilizamos no dia-a-dia. Do sofisticado computador à singela caneta esferográfica, do possante automóvel ao carrinho de brinquedo, não há produto que não utilize matérias-primas fornecidas pela indústria química. Teclados, gabinetes e disquetes dos computadores, para ficar apenas em alguns exemplos, são moldados em resinas plásticas. No automóvel, há uma lista enorme de produtos de origem química: volantes, painéis, forração, bancos, fiação elétrica encapada com isolantes plásticos, mangueiras, tanques de combustível, pára-choques e pneus são apenas alguns desses itens. A maioria dos alimentos chegou às nossas mãos em embalagens desenvolvidas pela química. Em nossas roupas, há fibras sintéticas e corantes de origem química. Em nossa casa, há uma infinidade de produtos fornecidos, direta ou indiretamente, pela indústria química: a tinta que reveste as paredes, potes e brinquedos em plástico, tubos para condução de água e eletricidade, tapetes, carpetes e cortinas. Isso sem falar nos componentes químicos das máquinas de lavar roupas e louças, na geladeira, no microondas, no videogame e no televisor. Nos produtos que utilizamos em nossa higiene pessoal e na limpeza da casa também podemos perceber a presença da química. É só prestar atenção. Nosso cotidiano seria realmente muito mais difícil sem a química. É para ajudar o homem a ter mais saúde, mais conforto, mais lazer e mais segurança que a indústria química investe dia-a-dia em tecnologia, em processos seguros e no desenvolvimento de novos produtos. O resultado é o progresso.

Ligações químicas

As ligações químicas são uniões estabelecidas entre átomos para formarem moléculas, ou agregados cristalinos moleculares, ou ainda as estabelecidas entre íons que constituem a estrutura básica de uma substância ou composto. Na Natureza existem aproximadamente uma centena de elementos químicos. Os átomos destes elementos químicos ao se unirem formam a grande diversidade de substâncias químicas. Para exemplificar podemos citar o alfabeto em que podemos juntar as letras para formar as palavras. Os átomos, comparando, seriam as letras e, as moléculas seriam as palavras. Na escrita não podemos simplesmente ir juntando as letras para a formação de palavras: aasc em português não tem significado (salvo se corresponder a uma sigla); porém se organizarmos essas letras teremos casa que já tem o seu significado. Assim como na escrita a união estabelecida entre átomos não ocorre de qualquer forma, deve haver condições apropriadas para que a ligação entre os átomos ocorra, tais como: afinidade, contato, energia etc. As ligações químicas podem ocorrer através da doação e recepção de elétrons entre os átomos (ligação iônica). Como exemplo NaCl (cloreto de sódio). Compostos iônicos conduzem electricidade no estado líquido ou dissolvido. Eles normalmente têm um alto ponto de fusão e alto ponto de ebulição. Outro tipo de ligações químicas ocorre através do compartilhamento de elétrons: a ligação covalente. Como exemplo H2O (água). Existe também a ligação metálica onde os elétrons das últimas camadas dos átomos do metal saltam e passam a se movimentar livremente entre os átomos criando uma força de atração entre os átomos do metal, neste caso, não há perda de elétrons. LEIA MAIS